A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) – Campus São Borja divulgou, nesta quinta-feira (27), uma nota de repúdio após o surgimento de pichações de cunho homofóbico, machista e nazista em um dos banheiros da instituição.
Entre os ataques, haviam mensagens associavam o HIV à população LGBTQIA+, além de símbolos nazistas e frases de teor misógino.
A direção da universidade condenou veementemente as manifestações de ódio e reforçou que tais atitudes vão contra os princípios da instituição, que preza pelo respeito, inclusão e direitos humanos.
A Unipampa informou que já tomou medidas legais cabíveis, registrando um boletim de ocorrência (nº 19/2025) para que o caso seja investigado.
A instituição reafirmou seu compromisso em manter um ambiente seguro, plural e democrático para toda a comunidade acadêmica.
Confira a nota na íntegra:
São Borja, 27 de março de 2025.
Nota Unipampa São Borja
A Direção da Unipampa São Borja repudia veementemente qualquer manifestação de incitação ao nazismo ou ideologias discriminatórias em qualquer espaço, incluindo suas dependências.
Tais atitudes não têm espaço em nossa universidade. Atos dessa natureza violam os princípios fundamentais de respeito, inclusão e direitos humanos que norteiam nossa comunidade acadêmica.
A instituição já tomou as medidas legais cabíveis, incluindo a apuração do ocorrido com a formalização de boletim de ocorrência de n° 19/2025. Reafirmamos nosso compromisso com um ambiente seguro, plural e democrático para todos.
Direção da Unipampa São Borja.