A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (10), a Operação “Copia e Cola”, que investiga um suposto esquema de desvio de recursos públicos destinados à área da saúde em Sorocaba (SP). Um dos alvos é o prefeito da cidade, Rodrigo Manga (Republicanos), conhecido nacionalmente por sua popularidade nas redes sociais.
Segundo informações divulgadas pela PF, as investigações começaram em 2022 e apontam indícios de fraudes na contratação de uma Organização Social (OS) responsável por administrar e executar serviços de saúde no município.
A corporação também afirma ter identificado movimentações suspeitas envolvendo lavagem de dinheiro, como depósitos em espécie, pagamento de boletos e transações imobiliárias.
A Justiça determinou o bloqueio de até R$ 20 milhões em bens dos investigados, além da proibição da OS envolvida de firmar novos contratos com o poder público.
De acordo com a PF, os investigados poderão responder por crimes como corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, peculato, contratação direta ilegal e fraude em licitação.
Ao todo, 28 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em diversas cidades paulistas, entre elas Sorocaba, São Paulo, Santos e Osasco.
Um dos mandados ocorre na residência do prefeito Rodrigo Manga, segundo apuração da CNN Brasil.
O prefeito de Sorocaba tem se destacado nas redes sociais com vídeos curtos e bem-humorados, que divulgam obras e ações realizadas por sua gestão. No TikTok, seu perfil reúne 3 milhões de seguidores e soma 62,9 milhões de curtidas. Já no Instagram, o prefeito conta com 2,9 milhões de seguidores.
No início de abril, ele anunciou sua pré-candidatura à Presidência da República.