A Câmara de Vereadores de São Borja aprovou por unanimidade, nesta segunda-feira (28), o Projeto de Lei Ordinária nº 30/2025, que autoriza a contratação temporária de profissionais para o Serviço de Acolhimento, sob justificativa de excepcional interesse público.
Na prática, a medida permitirá a contratação de um novo monitor para a Casa da Acolhida. Com isso, os profissionais que atualmente atuam na instituição serão realocados para as escolas municipais, onde atenderão crianças com necessidades especiais.
A vereadora Vânia Alves (PP), conhecida por sua atuação marcante na defesa dos direitos das crianças especiais, ressaltou a importância da aprovação do projeto. “É uma emergência nas escolas a questão dos monitores para criança especiais”, afirmou.
Em entrevista ao Fronteira 360, a vereadora ainda destacou que o tema foi tratado com urgência em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (28), com o prefeito José Luiz Machado. “O prefeito está providenciando a solução da forma mais rápida possível, contratando monitores especializados para a Casa da Acolhida, permitindo que os atuais servidores sejam deslocados para as escolas”, explicou.
Vânia pediu paciência às famílias, ressaltando que, apesar da aprovação do projeto, ainda será necessário concluir etapas burocráticas antes da contratação e realocação dos profissionais.
“Tudo que é possível está sendo feito”, afirmou a vereadora, acrescentando que a expectativa é de que o processo esteja concluído em até 40 dias.