O recém-empossado deputado estadual Tiago Cadó (PDT) anunciou nesta semana a proposta de criação de uma Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul com foco na concessão da Ponte Internacional de São Borja/Santo Tomé.
A iniciativa visa discutir e acompanhar o futuro do contrato de concessão do principal corredor logístico entre o Brasil e a Argentina na região.
Em seu pronunciamento, Cadó destacou a importância estratégica da ponte para a economia regional e nacional. Segundo o parlamentar, cerca de R$ 1 bilhão em mercadorias cruzam a fronteira mensalmente, além de mais de 11 mil caminhões que utilizam o corredor internacional.
“É inadmissível que estejamos à beira do fim da concessão e ainda haja indefinição sobre o que vai acontecer. Vou defender os interesses de São Borja e região aqui na Assembleia. Não podemos perder investimentos nem empregos!”, afirmou Cadó.
A concessão atual, que regula a operação da ponte e os serviços aduaneiros integrados, está próxima do vencimento, e a falta de definição sobre sua renovação ou novo modelo preocupa lideranças políticas, empresários e trabalhadores do setor logístico.
A Frente Parlamentar deverá reunir deputados de diferentes partidos, com o objetivo de pressionar o governo federal por respostas e garantir que os interesses da região fronteiriça sejam respeitados no processo de renovação da concessão.