Nesta quarta-feira (4), a cidade de Uruguaiana recebeu uma ação coordenada de limpeza urbana e segurança pública: a Operação Rastro Limpo. A iniciativa teve como principal objetivo remover veículos abandonados e sem funcionamento das vias públicas, buscando reduzir riscos à saúde, melhorar a estética da cidade e reforçar a organização e segurança nos espaços urbanos.
A operação começou às 8h30 e se estendeu ao longo do dia, reunindo equipes da Secretaria de Segurança e Trânsito (SESTRA), da equipe de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da fiscalização de alvarás da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEMUD).
Entre os principais problemas causados por veículos abandonados estão o acúmulo de água parada — que favorece a proliferação do mosquito da dengue —, o surgimento de animais peçonhentos como ratos e cobras, além da obstrução de calçadas, dificultando a mobilidade de pedestres, e a poluição visual nas ruas da cidade.
Ao longo do dia, a força-tarefa notificou 52 veículos, cujos proprietários têm o prazo de cinco dias para realizar a remoção voluntária. Além disso, 23 automóveis foram autuados e 20 recolhidos ao depósito municipal. A equipe de endemias identificou quatro focos de dengue em locais onde veículos estavam parados há muito tempo, enquanto a fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico emitiu cinco notificações.
Nos casos em que os responsáveis pelos veículos estavam presentes no momento da abordagem, foi solicitada a retirada imediata. Quando não era possível o recolhimento pelo proprietário, a remoção era feita pela SESTRA, com o apoio de guincho.
A Operação Rastro Limpo também teve um caráter educativo, com o intuito de conscientizar a população sobre a importância de manter a cidade limpa e segura. A Prefeitura de Uruguaiana, por meio da SESTRA, reforça que seguirá com ações preventivas e de fiscalização para combater riscos à saúde pública e promover uma cidade mais organizada e valorizada para todos os moradores.