O Grêmio saiu de campo sob pressão em Maceió e viu sua classificação à próxima fase da Copa do Brasil ficar ameaçada. O Tricolor ganhava a partida, de virada, mas perdeu por 3 a 2 para o CSA após sofrer dois gols nos minutos finais da partida.
Agora, precisará vencer o jogo de volta no dia 20 de maio, na Arena, por dois gols de diferença para avançar diretamente. Vitória por um gol leva a decisão para os pênaltis; empate dá a vaga ao time alagoano.
O início foi difícil para o Grêmio, que sofreu o primeiro gol logo aos 13 minutos, com Tiago Marques. A resposta veio rapidamente: Braithwaite empatou aos 23 minutos após assistência de Monsalve e corta luz de Cristian Oliveira. No segundo tempo, Dodi marcou um golaço que parecia encaminhar a vitória gremista.
Mas a fragilidade defensiva do time comandado por Mano Menezes voltou a pesar. Marcelinho empatou aos 41, e Brayann virou nos acréscimos em bela cobrança de falta.
Mano tentou dar nova cara ao time com quatro mudanças no time titular e alterações durante a partida, incluindo as entradas de Alysson, Cristaldo e Camilo.
Apesar de algumas boas chances criadas, como um chute perigoso de Alysson e finalização de Braithwaite travada pela zaga, o time não sustentou a vantagem.
A derrota expôs, mais uma vez, os problemas recorrentes do Grêmio fora de casa: lentidão na recomposição, erros de posicionamento e uma defesa vulnerável nos momentos decisivos.
Mano Menezes segue sem vencer no comando do Grêmio, que vai pressionado para o próximo jogo contra o Santos, no domingo, em sua estreia na Arena como técnico nesta nova passagem.