Um forte terremoto de magnitude 7,7 atingiu Mianmar nesta sexta-feira (28), sendo sentido com grande intensidade também na Tailândia e na China.
O tremor causou a queda de um prédio em construção em Bangkok, capital tailandesa, deixando ao menos três mortos e dezenas de desaparecidos.
O epicentro foi localizado a 16 km a noroeste da cidade de Mandalai, na região central de Mianmar, a uma profundidade de apenas 10 km, o que intensificou os efeitos do abalo sísmico.
O tremor ocorreu durante a tarde no horário local, enquanto no Brasil ainda era madrugada.Mianmar, governado por uma junta militar, mantém um controle rígido sobre os meios de comunicação e a internet, dificultando a obtenção de informações sobre os danos no país.
No entanto, a Organização das Nações Unidas (ONU) informou que há relatos de “danos significativos” na região central. A Cruz Vermelha também alertou sobre estradas, prédios públicos e redes de energia danificadas. Voos da Myanmar National Airlines, companhia aérea estatal, foram cancelados.
Na Tailândia, o terremoto fez diversos prédios tremerem em Bangkok. Um arranha-céu em construção desabou, resultando na morte de três pessoas, segundo o ministro da Defesa, Phumtham Wechayachai.
Equipes de resgate seguem buscando 81 pessoas ainda soterradas. O tremor também foi sentido na China, mas até o momento não há informações sobre vítimas ou grandes danos no país